É possível organizar as finanças da empresa somente depois de conhecer todos os gastos.
Muitas empresas não tem separado os gastos em custos ou despesas e classificado os custos como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Os custos e despesas medem como os recursos financeiros são utilizados no processo produtivo e de gestão da empresa.
Essas classificações são muito importantes para o seu negócio. E, principalmente, os fatores dos quais deve atentar-se para não deixar nenhum gasto de fora. Deixando algum custo de fora do controle o cenário financeiro ficará distorcido. A seguir, você conhecerá melhor as definições:
Custos: são os gastos relativos à aquisição ou produção de mercadorias. Exemplos: matéria-prima, mão de obra direta, energia elétrica consumida no processo de fabricação, manutenção de máquinas e equipamentos, dentre outros.
Despesas: são os gastos que a empresa tem para manter seu funcionamento, mas não contribuem diretamente na fabricação dos produtos ou na prestação de serviços. São os gastos relacionados à administração, ao financeiro, aos recursos humanos, à área comercial, ao marketing, dentre outros.
Como saber se um gasto é um custo ou uma despesa?
Faça a pergunta: O gasto teria ocorrido se a venda não fosse realizada?
Se a resposta for sim é uma despesa e se a resposta for não é um custo.
Já os custos e as despesas fixas ocorrem independentes da venda ou da prestação de serviços. Como por exemplo: aluguel, funcionários CLT, dentre outros.
Os custos e despesas variáveis variam de acordo com o que foi vendido ou o serviço prestado. Como por exemplo: impostos, comissões, dentre outros.
Os custos diretos são aqueles destinados diretamente ao produto ou serviço vendido, a partir de um valor ou uma proporção pré-estabelecida. São os gastos que podem ter o custo por produto medido de maneira bastante objetiva.
E os custos variáveis são aqueles que não existem quantidades exatas para os gastos com produtos, serviços ou quando é impossível mensurar os gastos em função de cada unidade. O que acontece porque são valores que não podem ser quantificados de maneira tão simples quanto acontece com os custos diretos, é o caso, por exemplo, dos gastos com luz elétrica.
Os custos e as despesas são conceitos diferentes, mas fundamentais para analise e acompanhamento da saúde financeira da sua empresa. Na contabilidade os custos e as despesas são utilizados nos relatórios contábeis, como o DRE que é demonstração de resultado do exercício. Entender onde você pode ou não cortar é importante para evitar que sua empresa fique incapaz de produzir e faturar.